Saúde e Bem estar animal: Ainda temos muito o que falar sobre castração

Atualizado: 24 de Out de 2019



A castração de cães e gatos, é sempre um assunto pertinente e apropriado de se trazer. Por mais que seja muito comentado entre os tutores, volta e meia surgem dúvidas ou até mesmo tabus em relação ao assunto.

A cirurgia de castração pode ser realizada com diferentes técnicas, devendo sempre estar aliada ao bem estar e a saúde do animal em questão. Lembrando que o procedimento esta relacionado com o aumento da expectativa de vida dos animais por diversos motivos:

  • BEM ESTAR ANIMAL: o convívio se torna mais fácil, pois os animais se tornam mais calmos e menos agressivos; diminui a dominância de território e sobre os donos; felinos, se tornam mais caseiros e menos ariscos; a ausência do cio das fêmeas e dos sangramentos indesejáveis pela casa, evita machos nas ruas e consequentemente menos animais perdidos ou acidentados; evita os gemidos das gatas, como quando estão no cio; além de evitar que ocorram as gravidezes psicológicas nas fêmeas (pseudociese)

  • SAÚDE ANIMAL: reduz a chance do desenvolvimento de doenças relacionadas ao sistema reprodutivo, principalmente neoplasias e hiperplasias, que estão relacionados aos hormônios produzidos nos testículos e nos ovários; evita doenças sexualmente transmissíveis; elimina as chances de infecções uterinas (piometra) em cadelas e gatas;

Além de todos esses benefícios, é importante salientar que assim se reduz as gravidezes indesejadas e evita a superpopulação de animais, consequentemente diminuindo o número de animais errantes nas ruas.

Lembrando, todo e qualquer procedimento cirúrgico inclui riscos! Converse e tire suas dúvidas com o Médico Veterinário do seu animalzinho antes do procedimento de castração.

Se você ama seu bichinho opte pela castração e NÃO UTILIZE ANTICONCEPCIONAIS orais nem injetáveis, esse medicamento pode predispor doenças graves.



Sobre o autor: Marina Buratto Beckenkamp, estudante de Medicina Veterinária (quase quase graduada pela UFSM), apaixonada por todos os animais desse planeta, inclusive gatos. Sim, a louca dos gatos. Porém a louca dos vira-latas também. Mãe do Joaquim (um gato de rua) e madrinha de diversos animais que encontrei um lar para morarem. Convidada a fazer parte desse mundo do open bar canino, para levar um poquinho sobre bem estar e saúde animal a vocês.

Contato: marinabeckenkamp@gmail.com

Currículo: http://lattes.cnpq.br/1994859352008113

#Saúde #Veterinário #Gato #Cachorro

0 visualização

openbarcanino@gmail.com

Porto Alegre  -  Rio Grande do Sul

  • facebook
  • Instagram Limpa
  • Branco Twitter Ícone

site desenvolvido por EmPlanta Projetos