Platinosomose: Doença da lagartixa

Atualizado: 30 de Abr de 2019



Foto: Internet

Já conhece ou ouviu falar dessa doença com nome tão estranho? Ela é chamada assim, pois é causada por um parasita do gênero Platynosomum, cujo ciclo de vida depende de três hospedeiros: caramujos, tatus de jardim e lagartixas.

As lagartixas são a principal fonte de infecção para os gatos, que devido ao hábito predatório ou para “brincar”, acabam ingerindo a lagartixa contendo o parasita. O principal agrave dessa doença é que ela afeta fígado, vesícula biliar, ductos biliares e menos comumente o intestino delgado dos felinos, levando a quadros de lipidose hepática, colangites e colangiohepatites!

Claro, não significa que todas as lagartixas sejam portadoras da doença, portanto o objetivo dessa postagem não é incentivar a matá-las, pois são predadoras de diversos insetos. No entanto, caso veja seu gatinho brincando com alguma, é melhor tirá-lo dali e evitar né?


Sobre o autor: Marina Buratto Beckenkamp, prazer! Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria. Apaixonada por todos os animais do planeta, porém com um apego especial em felinos. A louca dos gatos. Dos gatos e também dos "vira-latas". Mãe do Joaquim (um gato de rua) e madrinha de diversos animais que auxiliei na busca por lares. Devido a profissão e ao amor aos animais, criadora do Projeto Bigodes com Amor. Convidada a fazer parte do mundo do Open Bar Canino, para trazer um pouquinho de informação sobre bem estar e saúde dos animais.

Instagram: @projetobigodescomamor

Facebook: www.facebook.com/projetobigodescomamor

Contato: marinabeckenkamp@gmail.com

Currículo: http://lattes.cnpq.br/1994859352008113

#Saúde #Veterinário #Gato

0 visualização

openbarcanino@gmail.com

Porto Alegre  -  Rio Grande do Sul

  • facebook
  • Instagram Limpa
  • Branco Twitter Ícone

site desenvolvido por EmPlanta Projetos