• @meuzoologico

Mude 1 hábito #SemanaDoMeioAmbiente



Foto: Justin Hofman - Os cavalos marinhos seguram algas para nadar

pelas correntes, esse ai encontrou um cotonete :(

Na semana Mundial do Meio Ambiente eu trouxe uma revelação chocante la no Instagram: A TERRA É REDONDA! Parece piada, mas a gente esquece que as nossas atitudes refletem diretamente em nós mesmos, ou seja, o canudinho que você usa hoje e pensa “Ah, é só um canudinho” pode ir para o oceano e acabar na barriga do peixe que você vai comer amanhã, ou se você for vegano você não vai ver esse peixe no mergulho, porque ele provavelmente morreu depois de ingerir plástico. Louco né? Não, é a realidade, não vivemos mais na década do EU, vivemos na década do NÓS.

O plástico definitivamente é um dos maiores problemas do nosso século e o maior exemplo de que precisamos mudar os nossos hábitos de consumo, de geração de resíduo e tirar a sustentabilidade do discurso para que continue existindo VIDA na terra.

Imagens: Menos 1 Lixo

Pode parecer difícil, mas são atitudes pequenas, basta você querer e a sua rotina vai melhorar sem mudar. A minha maior motivação para tudo isso são os animais, não quero cuidar só daqueles que dormem na minha cama, quero cuidar de todos, porque quero que os meus filhos tenham a oportunidade de conhecer e aprender sobre eles sem ter que ouvir “esse também está em extinção”.

Pensando nisso, resolvi compartilhar algumas dicas de hábitos que podemos mudar: 1. Tenha o seu próprio copo: Já parou pra pensar quantos copinhos descartáveis você já usou por segundos, para tomar uns golinhos de água e depois jogou fora? Para produzir CADA copinho desses se utiliza até 3 LITROS de água (para lavar o seu próprio copo você gasta em torno de 100ml). A solução é bem simples, tenha o seu próprio copo :) Já faz alguns meses que eu tenho um copinho retrátil do Menos 1 Lixo, ele é pequeno, leve, resistente e ainda tem medidor, então além de usa-lo para tomar líquidos cada para usar para comer açaí, sorvete...atualmente vários estabelecimentos estão aceitando que você use o seu próprio copo.


Foto: Menos 1 Lixo

2. Canudinho, não: Na grande maioria das vezes a gente não precisa de um canudo, basta tomar a bebida da garrafa ou do copo, MAS eu sei, tem bebidas que é mais dificil de tomar sem canudo, tipo milkshake (ou caipirinha hahaha), por isso eu carrego o meu próprio canudo de inox. O meu é da Bee Green, mas também existem de outras marcas e de outros materiais, como vidro e bambu, basta escolher o seu preferido. Para mudar esse hábito é preciso ficar atento, porque existem lugares que já trazem a bebida com canudo, então quando você pedir a sua bebida é só lembrar o garçom que não precisa de canudinho :)


3. Você não precisa de sacolas plásticas: Já parou pra pensar que na grande maioria das vezes a gente não precisa de sacola? "Ah, mas eu uso para colocar o lixo." Ok, mas já viu quantas sacolinhas você tem guardadas? Quanto tempo você leva para usa-lás? E quando você compra uma roupa ou qualquer outra coisa no shopping, também pega a sacolinha? E o que faz com ela? Precisamos pensar em tudo isso porque a sacolinha não é de graça, o preço dela está embutido no valor que pagamos pelo produto, ou seja, se todo mundo usar a sua sacola retornável no futuro podemos reduzir o valor dos produtos :) Dicas para reduzir ou extinguir o uso de sacolinhas:

- Se você possui uma lixeira coletiva no prédio ou na rua pode dispensar o uso da sacola e levar a sua lixeira (com o lixo) até o local

- Se você não tem uma lixeira coletiva e precisa das sacolinhas para jogar o seu lixo fora então controle o seu "estoque", muitas vezes temos mais sacolinhas guardadas do que lixo que jogamos fora

- Troque a sacolinha por caixas na hora de embalar as compras do mercado e depois use a caixa para descartar o seu lixo

- Tenha uma composteira e fique de olho nas embalagens (item 4 e 5 aqui dessa lista)


Foto: Bee Green

4. Fique de olho nas embalagens: Muitos dos produtos que consumimos no mercado tem uma quantidade desnecessária de plástico, como aqueles pacotinhos individuais de bolacha que vem dentro de um pacote maior...a gente não precisa disso, podemos comprar o pacote maior e em casa colocar as bolachinhas em um potinho para poder levar elas no dia a dia, simples né? Quando a gente observa esse tipo de coisa durante as comprar acaba reduzindo também o volume de lixo que gera em casa, consequentemente precisando de menos sacolinhas para descartar o lixo :)

5. Tenha uma composteira: Para quem mora em apartamento pode parecer difícil mudar esse habito, mas sou moradora de apartamento e recentemente comprei uma composteira doméstica da Minhocagem, então posso garantir para vocês que é muito mais fácil do que pensamos. Boa parte dos resíduos orgânicos que produzimos em casa vai para a composteira (prometo fazer uma postagem falando só sobre ela), que gera um resíduo sólido e um resíduo liquido, que usamos para adubar as plantas. Ela não tem cheiro e ocupa um espaço minimo, basicamente o espaço de uma lixeira, e com isso reduzimos ainda mais o número de sacolinhas que usamos para descartar o nosso lixo.


6. Reutilize embalagens: Caixas em geral, o plástico que embala os rolos de papel higiênico, o saco do arroz, o saco da ração do seu bichinho...existem diversas embalagens que você pode usar para colocar o seu lixo sem ter que colocá-lo em outra sacolinha.

7. Vai pra feira: Com a correria do dia a dia é dificil não ir ao mercado, mas que tal se organizar para ir na feirinha do bairro uma vez por semana ou uma vez por mês? Além de ser uma escolha mais saudável, pois podemos comprar de produtores locais e sem agrotóxico, na feirinha não tem sacola ou bandejas de isopor, você leva as suas próprias sacolas/carrinho e ainda aproveita para fazer um passeio diferente :)


Bora mudar um hábito de cada vez?

Lojas que podem te ajudar a ter uma rotina sustentável:

Menos 1 lixo: www.menos1lixo.com.br

Bee Green: www.beegreen.eco.br

Paz em Gaia: www.pazemgaia.com.br

Positiva: www.positiva.eco.br

Mentah: www.mentah.com.br

Morada da floresta: www.moradadafloresta.eco.br

Minhocagem: www.minhocagem.e-com.club

Paninhos: www.paninhos.eco.br


Sobre o autor: Profissionalmente sou arquiteta, mas divido o meu tempo livre entre o amor pelos animais, pela água e pelo skate. Há 7 anos atrás fundei o projeto @openbarcanino e a loja @openpet, que ajuda a manter o projeto. Desde então passei a viver mais ao ar livre, tirei a sustentabilidade do discurso e comecei a colocar ela na prática, comecei a me interessar por comportamento animal e procuro incluir os meus cães em tudo que faço: viagens, passeios, remadas, pois estes momentos compartilhados me dão energia para a rotina do dia-a-dia e me ajudam a proporcionar uma verdadeira “vida de cachorro” para eles.

Acompanhe o Zoologico!

Instagram: @meuzoologico

#Sustentabilidade

0 visualização

openbarcanino@gmail.com

Porto Alegre  -  Rio Grande do Sul

  • facebook
  • Instagram Limpa
  • Branco Twitter Ícone

site desenvolvido por EmPlanta Projetos