Introdução a Educação Canina


Educar é socializar e transmitir os hábitos que capacitam o indivíduo a viver numa determinada sociedade. Educar é estimular, desenvolver e orientar as aptidões do indivíduo, o comportamento de acordo com as regras sociais de um determinado local ou família.

Assim como é necessário educar uma criança mostrando como é o mundo que lhe cerca, fazemos com os cães ensinando quais são as regras da convivência de cada família, como se comportar em diferentes ambientes sociais, e como interagir adequadamente com as pessoas, cães, outros animais e etc.


Foto: Manuela vestindo T-mutts: Camiseta "Cães são a minha tribo",

Confira este e outros produtos em www.t-mutts.com.br

Os processos de aprendizagem que abrangem a educação de um cão são diversos e intensos. Na fase juvenil é necessário uma super socialização e habituação (segundo ao quinto mês) ao mundo no qual o animal irá viver. Aplicação do reforço positivo no treinamento tem como função gerar associações positivas na apresentação gentil dos estímulos, iniciando da menor para a maior intensidade e respeitando o tempo de cada animal. Praticando desde cedo o controle de impulsos, inibição da mordida, discriminação de objetos, higiene sanitária, entre outros. Após um tempo de dedicação e consistência, como conseqüência desse esforço, alcançarão o condicionamento de comportamentos desejáveis. Todo esse trabalho enquanto o cão ainda é filhote irá refletir no comportamento do mesmo quando adulto.

Na fase da adolescência inicia o período da puberdade onde existe maior liberação de hormônios sexuais, logo, o comportamento também sofre mudanças. Por isso, é importante que o tutor entenda o mínimo de comportamento e treinamento para lidar com essas fases de crescimento e desenvolvimento comportamental.

Os cães não nascem entendendo nossa linguagem e por isso é necessário ensinar uma comunicação clara e eficiente através do treinamento dos comandos, sendo responsabilidade do próprio tutor do cão, aprender, ensinar e aplicar esses comandos nas situações rotineiras. Além de treinar o autocontrole, ajudando-o a lidar com momentos de ansiedade, para que não tenha dificuldade com certas situações que possam ocorrer na sua rotina no futuro.

Tudo isso deve ser realizado com um treinamento fundamentado no uso do reforço positivo como principal método de treino. Reforço positivo é tudo o que aumenta a freqüência, intensidade e/ou duração de um comportamento após o cão conseguir algo que quer (alimentar, ambiental, social, etc.). Esta técnica é vinculada a outras utilizadas para mostrar ao cão o que queremos dele, principalmente recompensando cada comportamento que desejamos, pois quanto mais o fizermos mais se repetirá. Lembrando que: “O comportamento acontece por que funciona”.

A formação comportamental dentro da educação canina é feita a cada momento, a cada dia, e vai muito além de ensinar truques e comandos. É necessário saber usar esses comandos em situações práticas da rotina e estabelecer padrões comportamentais desejáveis. Portanto é o papel mínimo do tutor estudar sobre aprendizagem e comportamento canino, saber aplicar esse conhecimento no treinamento, além de suprir diariamente as necessidades básicas da espécie.


Sobre o autor: Manuela Froner, Zootecnista e Educadora Canina, proprietária da empresa Loyau Comportamento e Treinamento de Cães

Educar cães é uma arte que usa as leis da aprendizagem, da paciência, consistência e do amor. É adentrar na vida do animal e da família, melhorando a interação e o entendimento mútuo, ajustando os pontos fracos, trabalhando em prol da saúde mental, física e emocional de cada Ser.A Força que me move há dez anos nesta área de comportamento canino é a empatia com cada cão e família.


Sobre a T-mutts: O blog da T-Mutts traz um pouco sobre tudo que envolve o nosso mundo: Animais, Moda e Amor. Animais – Comportamento, saúde e cuidados aos pets. Afinal, nos preocupamos, e muito, com o bem estar animal e principalmente com a relação que temos com eles. Moda – Nossa marca vai além da simples criação de camisetas com frases de animais, nosso foco é confeccionar peças estilosas, descoladas, com tecidos de qualidade (para durar mesmo) e que combinem com seu guarda-roupa e com a vida que você leva. Afinal se vestir também é uma forma de se expressar! Amor – Queremos trazer para vocês um pouco sobre o que nos move, e impossível tratar esse assunto sem falar no amor incondicional que sentimos pelos animais e pela natureza como um todo. Nesta linha caminha a causa que tanto apoiamos: somos defensores dos vira-latas e cães e gatos abandonados.

Acompanhe a T-mutts!

Instagram: @usetmutts

Facebook: www.facebook.com/useTMutts

Site: www.t-mutts.com.br

#tmutts #Comportamento #Adestramento

25 visualizações

openbarcanino@gmail.com

Porto Alegre  -  Rio Grande do Sul

  • facebook
  • Instagram Limpa
  • Branco Twitter Ícone

site desenvolvido por EmPlanta Projetos