• @meuzoologico

É indicado oferecer leite aos gatos?



Foto: Internet

Quando pensamos em gatos correlacionamos eles com uma tigela de leite. Porém o que muitas pessoas não sabem é que após o desmame a maioria dos gatinhos se tornam intolerantes à lactose (açúcar do leite). A enzima lactase, responsável por degradar a lactose, diminui com o avanço da idade do animal. Sendo assim, o leite quando ingerido não é digerido corretamente e permanece no trato gastrointestinal, causando inchaço, desconforto abdominal, gases e diarreia.

Porém nem todos os gatos são intolerantes. Você pode tentar oferecer uma pequena quantidade ao seu gato e ver como ele se comporta:1 a 2 colheres de sopa do leite de vaca, podendo misturar com água para diluir.

Nas primeiras 4 semanas de vida, o leite é a única fonte nutricional necessária para os filhotes. Não é indicado o uso do leite de vaca ou de outras espécies para gatinhos. Optar sempre pelo leite da mãe ou então da mesma espécie. Lembrando que o desmame aos 40 dias de vida, é quando consideramos menos agressivo retirar o filhote da mãe e então podemos introduzir a alimentação. Existem diversas opções para iniciar a alimentação do filhote, lembrando que esse processo deve ser introduzido aos pouquinhos e de forma progressiva. Oferecendo a comida em pequenas porções intercalando com o leite.

Se o gatinho for órfão, você pode oferecer misturas prontas encontradas no mercado pet para nutri-lo. Não alimente com produtos que você não tem conhecimento. Em caso de dúvidas, procure um Médico Veterinário.


Sobre o autor: Marina Buratto Beckenkamp, estudante de Medicina Veterinária (quase quase graduada pela UFSM), apaixonada por todos os animais desse planeta, inclusive gatos. Sim, a louca dos gatos. Porém a louca dos vira-latas também. Mãe do Joaquim (um gato de rua) e madrinha de diversos animais que encontrei um lar para morarem. Convidada a fazer parte desse mundo do open bar canino, para levar um poquinho sobre bem estar e saúde animal a vocês.

Contato: marinabeckenkamp@gmail.com

Currículo: http://lattes.cnpq.br/1994859352008113

#Saúde #Veterinário #Gato

0 visualização

openbarcanino@gmail.com

Porto Alegre  -  Rio Grande do Sul

  • facebook
  • Instagram Limpa
  • Branco Twitter Ícone

site desenvolvido por EmPlanta Projetos