• @meuzoologico

Chocolate não é petisco, é veneno!



Nessa época do ano já começam a surgir as propagandas de diversos chocolates e ovos de Páscoa. E então surge a dúvida? Meu pet pode comer um pedacinho de chocolate?

A resposta é NÃO! Muitas pessoas não sabem mas o chocolate é o principal responsável pelas intoxicações alimentares nos animais. Como sabemos, o chocolate é proveniente do cacau. É no cacau que encontram-se duas substâncias tóxicas para os animais: cafeína e a principal TEOBROMINA. Assim, quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate (70% por exemplo), mais tóxico para seu pet.

Relatos mostram que a ingestão de 20mg/kg de chocolate (um pedacinho apenas), pode causar vômito e diarreia. Essas substâncias, são absorvidas no trato gastrointestinal e caem na corrente sanguínea.

Alguns SINAIS DE INTOXICAÇÃO SÃO: tremores, febre, diarreia, falta de apetite, dilatação do abdômen, dificuldade de respirar, inquietação. Esses sinais começam a surgir 6 a 12 horas após a ingestão e podem permanecer por 6 dias.

COMO POSSO AJUDAR? Caso seu animal tenha ingerido recentemente, você pode tentar induzir o vômito. Porém, é imprescindível que você leve seu pet ao veterinário o mais rápido possível pois intoxicação por chocolate pode levar seu pet a morte.

Não tente administrar medicamentos em casa, isso pode piorar o estado do seu animalzinho !! Mas e os chocolates especiais para cães? Os chocolates para cães são livres dessas substâncias tóxicas. Porém, o cheiro é similar ao chocolate que comemos. Isso pode induzir seu animal a procurar por pedaço de chocolate quando você não estiver em casa.

COMO OPÇÃO DE CENOURAS AO SEU CÃO, fazem muito bem a eles! E LEMBRE-SE, nessa Páscoa deixe os chocolates fora do alcance dos seus pets para que tenhamos uma Feliz Páscoa!



Sobre o autor: Marina Buratto Beckenkamp, estudante de Medicina Veterinária (quase quase graduada pela UFSM), apaixonada por todos os animais desse planeta, inclusive gatos. Sim, a louca dos gatos. Porém a louca dos vira-latas também. Mãe do Joaquim (um gato de rua) e madrinha de diversos animais que encontrei um lar para morarem. Convidada a fazer parte desse mundo do open bar canino, para levar um poquinho sobre bem estar e saúde animal a vocês.

Contato: marinabeckenkamp@gmail.com

Currículo: http://lattes.cnpq.br/1994859352008113

#Saúde #Veterinário #Gato #Cachorro

0 visualização

openbarcanino@gmail.com

Porto Alegre  -  Rio Grande do Sul

  • facebook
  • Instagram Limpa
  • Branco Twitter Ícone

site desenvolvido por EmPlanta Projetos