Cachorro, skate e uma boa causa!



Foto: Diário de Viamão

A convite da Mari e do Toquinho eu tive o prazer de conhecer o projeto Skate na Comunidade, criado pelo Bruno Oliveira depois de ver os amigos de infância se perderem por conta da criminalidade. O jovem de 20 anos nasceu e cresceu no bairro onde da as aulas, é técnico em administração e instrutor de skate graças a um curso que ganhou por causa do projeto.

A escola que atende gratuitamente 80 crianças oferece aulas de skate 4 vezes por semana e não possui apoio ou patrocínio. Bruno, assim como os seus amigos de infância que são voluntários, não ganham absolutamente nada para fazer este trabalho e muitas vezes é do bolso deles que sai o dinheiro para lanches e passeios.

Além de fazer parte do crescimento dessa gurizada o projeto transformou a praça no Bairro São Tomé em Viamão, o local que antes era esquecido e abandonado pela comunidade ganhou um mutirão e agora a limpeza é mantida pelos seus frequentadores e pelos próprios alunos. O skate, muitas vezes marginalizado, é motivo de orgulho para os pais que ficam sentados na praça tomando chimarrão, conversando e observando a evolução dos seus filhos.


Limpeza do espaço. Foto: Skate na Comunidade

Dentro do projeto o skate é visto como uma ferramenta de transformação e inclusão, lá as crianças aprendem muito mais que equilíbrio, manobras e superação, eles aprendem a sonhar com um mundo cheio de possibilidades, a viver em sociedade e a respeitar os colegas de diferentes idades. E sabem o melhor? A escola tem tantas alunas que nas sextas tem uma turma SÓ DE MENINAS! É o skate feminino ganhando força desde cedo <3


Girl power! Foto: Skate na Comunidade

Ta, mas e onde o cachorro entra nessa história? O Toquinho, um vira-lata cadeirante, skatista e cheio de energia, virou exemplo de superação para a criançada ao mostrar que apesar das dificuldades nunca podemos desistir (nem tirar o sorriso do rosto). Além disso, através do toco a Mari ensina a importância da adoção, do respeito aos animais e, principalmente, do respeito as diferenças.


O toquinho Foto: Skate na Comunidade


Matéria sobre o projeto no SBT

O skate na comunidade possui 20 skates doados e uma rampa pequena, que não da conta da vontade que essa gurizada tem em aprender, por isso estão fazendo uma vakinha online que tem como objetivo comprar equipamentos de segurança (capacete, joelheira e cotoveleira) para os alunos menores, fazer uma rampa nova e, quem sabe, montar mais alguns skates. QUALQUER valor é muito bem vindo e você pode contribuir pagando com boleto ou cartão de crédito

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/kits-de-protecao-skate-na-comunidade


Acompanhe o skate na comunidade:

Instagram: @skatenacomunidade

Facebook: www.facebook.com/skatenacomunidade

Acompanhe o Toquinho:

Instagram: @otoquinho

Facebook: www.facebook.com/otoquinho


Sobre o autor: Profissionalmente sou arquiteta, mas divido o meu tempo livre entre o amor pelos animais, pela água e pelo skate. A 7 anos atrás fundei o projeto @openbarcanino e a loja @openpet, que ajuda a manter o projeto, desde então passei a viver mais ao ar livre, comecei a me interessar por comportamento animal e procuro incluir os meus cães em tudo que faço: viagens, passeios, remadas, pois estes momentos compartilhados me dão energia para a rotina do dia-a-dia e me ajudam a proporcionar uma verdadeira “vida de cachorro” para eles.

Acompanhe o Zoologico!

Instagram: @meuzoologico

#FalaZoologico #skate

0 visualização

openbarcanino@gmail.com

Porto Alegre  -  Rio Grande do Sul

  • facebook
  • Instagram Limpa
  • Branco Twitter Ícone

site desenvolvido por EmPlanta Projetos