Carnaval sem glitter, sem confete e sem crueldade!



Foto: Pedro Serra

Quem me acompanha no Instagram deve ter visto os Stories de ontem sobre esse assunto, mas atendendo a pedidos vou colocar aqui uma matéria mais completinha, para que vocês possam ajudar compartilhando essas dicas e diminuindo ainda mais o número de pessoas que acham que as suas decisões não impactam o próximo.

1. Glitter/Purpurina NÃO!


"Porque?" O glitter é um microplástico, que leva centenas de anos para se decompor na natureza e, obviamente, não pode ser reciclado por causa do tamanho. Depois que a gente volta da festinha, vai para casa e toma banho, ele escorre pelo ralo e chega aos rios e mares poluindo a água, prejudicando a fotossíntese das algas e se depositando no organismo dos animais que ingerem elas. O Gliter ingerido pelo plancton por exemplo, impactar toda a cadeia de alimentação, porque eles servem de alimento para peixes que por sua vez alimentam os humanos.

"Mas como eu vou brilhar no carnaval?


Purpurina Biodegradável ta ai pra isso! Procure por marcas como a Pura Biogliter, a Viva Purpurina Biodegradável, a Glitter Ecológico e a Pó de Estrela da Zim

2. Confete e serpentina NÃO!


"Porque?"O confete e serpentina são feitos de papel, depois que a folia passa e a chuva vem, estes materiais, que são de papel e difíceis de recolher por completo, viram uma "pasta" que se deposita nos bueiros, junto com outros resíduos, e ajudam a provocar alagamentos e enchentes, fora que criam aquele ambiente ideal para um tal mosquitinho.

"Mas o que eu vou tacar na cara dos amigos?"


Confete biodegradável feito com folhas secas que vocês pode recolher na rua e um furador de papel

mimimi da muito trabalho mimimi....

Faltam 10 dias para o final de semana do carnaval, larga o celular durante a novela que da tempo de preparar tudo para sair no bloco.

3. Penas NÃO!


"Porque?" Acho que eu não preciso explicar essa né? Se você pensa que as penas vem da fada dos dentes, do coelho da páscoa ou do papai noel procura no Google "exploração animal por trás das fantasias de carnaval".

"Mas como eu vou fazer para parecer uma galinha?"


Fotinhos retiradas dos sites www.starving.com.br www.burguesinhas.com.br www.brit.co e www.julianagoes.com.br

Hoje em dia existe TANTA fantasia legal, barata, feita em casa, comprada e até feitas pensando que você pode usar parte dela durante o resto do ano também...vai pra rua, como eu disse anteriormente faltam 10 dias para o carnaval, da tempo de achar a fantasia perfeita

PLUS:

4. Fantasia nova NÃO!

"Porque?" Para confeccionar uma fantasia, são utilizadas matérias-primas, água e energia em sua produção, além do transporte (que aumenta a emissão de gás carbônico no meio ambiente).

"Mas eu preciso de um look por dia"

Mais uma vez a resposta para essa situação é programe-se! Customiza a fantasia do ano passado, faz troca troca com as amigas ou com desconhecidos na internet. Ao utilizar uma fantasia mais de uma vez a gente diminui os impactos negativos ocorridos na produção dos materiais e evitamos que ela seja jogada fora e aumente a quantidade de lixo produzido desnecessariamente.

5. Lixo na rua NÃO!


"Porque?" Se uma pessoa já gera lixo normalmente imagina 100.000 pessoas na mesma rua gerando lixo ao mesmo tempo!

"O lixo ta cheio, mas se eu deixar ali do ladinho vão recolher tudo junto depois"

O pensamento tem boa intenção, mas ao colocar aquela latinha do lado do lixo o vento pode bater, alguém pode chutar sem querer...e aquela latinha que ia para o lixo acaba rolando até o mar, entupindo o bueiro junto com o confete e a serpentina..faz um esforço, carrega o seu lixinho até chegar em casa para colocar tudo no lixo que você sabe que vai ser recolhido pelo caminhão ou pela reciclagem no dia seguinte ;)

6. Fantasia pra cachorro NÃO!


Fotinhos retiradas dos sites: www.melhoramigo.dog e www.gazetadopovo.com.br

"Porque?" Você sente calor no verão não é? Os animais também! Além disso muitas fantasias são feitas com tecidos pesados, que não transpiram e que dificultam a mobilidade dos cães.

"Mas como vou para o bloCÃO sem fantasia?"

Hoje já existem acessórios de pescoço, de cabeça, bandanas....com motivos carnavalescos e que não prejudicam a saúde dos bichinhos, mas se você quer muuuuito participar do desfile canino com um traje completo opte por fantasias leves e sempre observe os sinais do seu cão: Ta com a língua pra fora, ofegante, cansado e só fica deitado? Tire a roupa, ofereça água, mantenha ele SEMPRE na sombra e cuide a temperatura do chão. De preferência coloque a roupinha apenas na hora do desfile e tire logo depois, deixe o seu cãozinho curtir esse momento SENDO CACHORRO :)


Sobre o autor: Profissionalmente sou arquiteta, mas divido o meu tempo livre entre o amor pelos animais, pela água e pelo skate. A 7 anos atrás fundei o projeto @openbarcanino e a loja @openpet, que ajuda a manter o projeto, desde então passei a viver mais ao ar livre, comecei a me interessar por comportamento animal e procuro incluir os meus cães em tudo que faço: viagens, passeios, remadas, pois estes momentos compartilhados me dão energia para a rotina do dia-a-dia e me ajudam a proporcionar uma verdadeira “vida de cachorro” para eles.

Acompanhe o Zoologico!

Instagram: @meuzoologico

#FalaZoologico

129 visualizações

openbarcanino@gmail.com

Porto Alegre  -  Rio Grande do Sul

  • facebook
  • Instagram Limpa
  • Branco Twitter Ícone