• @meuzoologico

Saúde e Bem estar animal: Os Riscos da Exposição Excessiva ao Sol



Para você que têm gatinhos em casa, preferencialmente de pelo branquinho, orelhas e nariz rosados, fique atento a esta doença frequente, que muitos tutores desconhecem.

O que é? Carcinoma de Células Escamosas (CCE), também denominado de carcinoma epidermóide ou carcinoma espinocelular é a neoplasia cutânea maligna mais frequente em felinos. Sabe-se que os animais de pelagem clara e com mais de 12 anos de idade são os mais acometidos. Esse neoplasma tem alta prevalência no Brasil, em parte devido ao clima tropical, que favorece a superexposição aos raios ultravioleta, um dos desencadeadores da doença. Resumindo, o CCE é um câncer de pele que se não prevenido ou percebido previamente pode ter graves consequências.

Aspecto clínico: O CCE, surge como um avermelhamento que posteriormente se tornam lesões escamosas e crostosas. A maioria das lesões inicia pelo plano nasal, seguido da pontas das orelhas e pálpebras (áreas desprovidas de pelos). A medida que as lesões se tornam mais crônicas se tornam mais dolorosas e mais difícil é o processo de cura.

Como posso prevenir? 1. Evite que seu animalzinho fique exposto a luz solar. Restrinja os “banhos de sol” ao período de antes das 10 horas da manhã e após 16 horas da tarde; 2. Nas janelas que seu animal tem o hábito de se manter em frente, utilize filtro protetor; 3. Seja adepto do protetor solar em seus animais de estimação, principalmente nas regiões de orelhas, focinho e boca. 4. Em caso de surgir qualquer lesão suspeita, leve-o ao médico veterinário o quando antes. Não subestime esta doença!


Sobre o autor: Marina Buratto Beckenkamp, estudante de Medicina Veterinária (quase quase graduada pela UFSM), apaixonada por todos os animais desse planeta, inclusive gatos. Sim, a louca dos gatos. Porém a louca dos vira-latas também. Mãe do Joaquim (um gato de rua) e madrinha de diversos animais que encontrei um lar para morarem. Convidada a fazer parte desse mundo do open bar canino, para levar um poquinho sobre bem estar e saúde animal a vocês.

Contato: marinabeckenkamp@gmail.com

Currículo: http://lattes.cnpq.br/1994859352008113

#Saúde #Gato #Veterinário

0 visualização

openbarcanino@gmail.com

Porto Alegre  -  Rio Grande do Sul

  • facebook
  • Instagram Limpa
  • Branco Twitter Ícone

site desenvolvido por EmPlanta Projetos