Seu cão é destrutivo? Saiba como resolver com Enriquecimento ambiental



Olá, me chamo Nóris Nascimento, sou adestradora, Bióloga e apaixonada pela profissão. Neste primeiro post para o Blog Open Bar Canino escrevo sobre um problema corriqueiro na maioria das famílias que possuem cães. Quem nunca chegou em casa com aquela surpresa indesejada a destruição dos seus móveis ou objetos?

Porque isso ocorre?

Porque é por meio da boca que eles demostram inúmeros comportamentos, como rosnar, mostrar os dentes, latir, lamber, roer, morder e até mesmo o medo e a ansiedade são direcionados para a boca. Quem nunca observou seu peludo tremendo a boca por ansiedade?

Por isso, é fundamental que os cães tenham momentos e objetos disponíveis para extravasar essa necessidade do uso da boca, principalmente quando filhotes, que estão com a gengiva inchada e necessitam roer como uma forma de diminuir o desconforto causado pela troca da dentição. Além disso, o comportamento permanece na vida adulta de muitos cães.

E isso tudo ainda tem um agravante, cães que passam muito tempo sozinhos e entediados por não terem o que fazer (inclusive naquele quintal enorme que já não tem mais nenhuma novidade) e no seu apartamento então, ah esse já foi minuciosamente explorado.

E como resolver esse problema então?

A resposta é simples: Enriquecimento ambiental! Enriquecimento ambiental é enriquecer o ambiente que o cão passa por longos períodos do dia com elementos simples e criativos, oferecendo possibilidades para ele interagir com o meio, expressar seu comportamento e, principalmente, ter oportunidades de escolha.

Benefícios

O ambiente torna-se menos óbvio e entediante, quebra a rotina, gerando novos estímulos físicos e mentais.

Este ambiente enriquecido, possibilita ao cão expressar seu comportamento natural e contribui positivamente na sua saúde e bem-estar.

Além disto, o cão desenvolve maior capacidade física e mental, tornando-se mais calmo, equilibrado e como consequência menos destrutivo, ocorrendo também, a redução de outros problemas comportamentais.

Tipos de enriquecimento ambiental

Alimentar: é o mais fácil de ser introduzido no ambiente. É possível alimentar seu cão de forma lúdica com brinquedos interativos, assim seu cão é estimulado a gastar energia física e mental durante as refeições, devendo inclusive o comedouro ser substituído por esses brinquedos. Você pode oferecer também, côco verde e ossos naturais.

Sensorial: introdução de elementos que estimulam os sentidos dos cães. Ex. Introdução de esconderijos com petiscos ou frutas pelos cantos, ou em caixas com intenção de estimular o olfato e visão, disponibilizando diferentes tipos de texturas no chão que, naturalmente, estimulam a sensação tátil do cão sempre que ele se movimenta pelo espaço, etc.

Físico: novos ambientes são formados por meio de brinquedos e elementos físicos permitindo que o cão simule tocas, obstáculos, locais para subir e descer, alturas distintas, etc.

Cognitivo: estimular a capacidade mental através de jogos de desafios, com níveis de dificuldades desenvolvidos especialmente para cães.

Social: por meio de socialização os cães são apresentados a outros cães e até mesmo a espécies diferentes.

Com criatividade, dedicação e conhecendo as particularidades do seu cão, é possível invertar várias atividades e elementos que manterão o cão mentalmente ocupado e fisicamente cansado.


Sobre o autor: A Cão Sabido é a concretização do sonho pessoal da sua fundadora, a bióloga, educadora e adestradora Nóris Nascimento, que desde muito jovem foi apaixonada por animais, em especial cães e gatos.​ Nosso objetivo é melhorar a relação de cães e gatos com suas famílias e a sociedade, por meio da educação e treinamento.​​ Somos especializados em educação e adestramento sem punição, método baseado em estímulos positivos e recompensas. Também realizamos consulta comportamental, dog walker (passeios), home care (pet sitter) e treinamento para capacitação profissional.​​ Investimos em edução e treinamento para auxiliar as pessoas a compreenderem e conviverem melhor com seus animais de estimação.

Acompanhe a Cão Sabido!

Instagram: @caosabido

Site: www.caosabido.com.br

Facebook: www.facebook.com/caosabido

#Adestramento #Comportamento #Cachorro

36 visualizações

openbarcanino@gmail.com

Porto Alegre  -  Rio Grande do Sul

  • facebook
  • Instagram Limpa
  • Branco Twitter Ícone

site desenvolvido por EmPlanta Projetos